Você sabe qual é a diferença entre o ferro e o aço?

Em um primeiro momento, eles parecem iguais. Ambos são metálicos, cor cinza prateada, pesados, magnéticos. Mas a  verdade é que ferro e aço são materiais diferentes em diversas características. Nesse post, vamos detalhá-los individualmente.

O Ferro

O ferro é um elemento químico, mais precisamente o de número atômico 26. É um dos elementos mais abundantes do universo. Na biologia, tem papel crucial no transporte e armazenamento de oxigênio pelo sangue, que é vermelho, justamente, por conter ferro. Além de ser, junto com o níquel, o metal predominante no núcleo terrestre, na natureza é encontrado em forma de minérios de ferro, predominantemente hematita (Fe2O3) e magnetita (Fe3O4). Há evidências de seu uso há mais de 4 mil anos e dado sua importância e maior utilização metalúrgica na pré-história, o período entre 1.200 A.C. e 1.000 A.C. foi considerado a Idade do Ferro cujo uso é indispensável principalmente pela elevada dureza e baixo custo, no entanto, sua elevada oxidação e fragilidade prejudicam sua utilização em atividades mais nobres.

O Aço

Uma vez entendido que o ferro é um elemento químico que, no estado sólido tem aplicações importantes porém limitadas, o aço, por sua vez, é uma liga formada, essencialmente, por ferro e carbono, este último em teores que variam de 0,008% a 2%. A adição de carbono torna o aço muito mais resistente ao desgaste, impacto e corrosão que o ferro. Além disso, esse material é facilmente deformável, facilitando sua conformação mecânica em processos como laminação, trefilação e forjamento para produzir chapas, tarugos e estampas, respectivamente, além de ser estruturalmente mais leve que o ferro trazendo economia no custo geral de construção.  Seu uso é muito amplo, desde estruturas básicas de construção civil passando por peças mecânicas e obras de arte complexas.

Apesar das diferenças, ferro e aço tem em comum a sustentabilidade. Ambos são 100% recicláveis, ou seja, sua sucata pode ser transformada em aço novo infinitas vezes sem perder qualidade. O aço é o material mais reciclado do mundo. Além de ser um processo com baixo impacto ambiental, a reciclagem do aço contribui com a redução da emissão de CO2 uma vez que diminui a necessidade da extração do minério.

A Sulfermetal é comprometida com a sustentabilidade do planeta. Ao longo dos últimos 50 anos, se especializou em comercializar sucatas de ferro e aço de todos os tipos. Se você precisa descartar sua sucata, consulte-nos pelo nosso site ou pelas nossas redes sociais. Ficaremos contentes em receber seu pedido.